Novidades

Edulabs: mil alunos vão receber tablets do Ministério da Educação no próximo ano letivo Terça-feira 08 Julho 2014 Durante os próximos dois anos, dez agrupamentos de escolas irão receber tecnologias móveis para professores e alunos, no âmbito do novo projeto Edulabs. Serão vinte escolas com um total de mil alunos, que vão receber um tablet para uso na escola e em casa.
O projeto arranca já no próximo ano letivo, 2014/2015, nos agrupamentos escolares de Lisboa, Oeiras, São João da Madeira, Aveiro, Coimbra e Lousã. O protocolo é assinado hoje entre a Direção-Geral da Educação, através do secretário de Estado do Ensino Básico e Secundário, João Grancho, e o agrupamento complementar de empresas E-xample.
Trata-se do segundo protocolo entre o Governo e o consórcio, depois de um primeiro acordo de colaboração, no início do ano passado, para a internacionalização da tecnologia portuguesa. Os cursos disponíveis no âmbito do projecto Activar Portugal pretendem garantir a competitividade e produtividade, uma vez que o reforço e a validação de competências constitui um factor diferenciador e decisivo para o crescimento profissional e para a competitividade.
Também o facto da evolução tecnológica nas empresas, implicar uma constante actualização de conhecimentos, reforça-se que a formação em Tecnologias de Informação (TI) adquire um papel de crescente importância, uma vez que a correcta utilização destas ferramentas torna-se hoje em dia essencial, para que seja possível acompanhar essa mesma evolução. As escolas serão escolhidas pela DGE e pelo E-xample e as tecnologias em causa serão "notebooks do tipo Classmate, tablets e/ou híbridos", refere o ministério. "Os Edulabs são salas de aula com acesso sem fios à rede local da escola que, por sua vez, têm acesso à Internet em alto débito e estão equipadas com um Quadro Interativo."
Para mais informações: http://www.dinheirovivo.pt/Buzz/Tech/interior.aspx?content_id=4012288