Novidades

As conclusões do estudo “Technology, Broadband and Education” da comissão da Banda Larga para o Desenvolvimento Digital, resultante de uma parceria entre a UNESCO (United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization) e a ITU (International Telecommunication Union), mostram que as ligações de banda larga, fixas e móveis, podem alterar de forma significativa os modelos de ensino e aumentar o aproveitamento escolar, sobretudo em zonas em desenvolvimento e com sistemas de educação precários.
O Plano Tecnológico de Educação (PTE) iniciado em 2007, pretendia tornar o ensino nacional um dos cinco países melhores preparados tecnologicamente a nível europeu: Portugal é apontado neste estudo, como um exemplo muito positivo no que se refere à aposta das TIC no sistema de ensino.
O Programa e.Escola, que trouxe um computador e acesso à Internet a quase todas as crianças e jovens portugueses, foi um investimento feito com a contribuição dos Operadores de Telecomunicações e das familias portuguesas, e que em muito contribuiu para expandir o acesso generalizado às TIC, aumentar o número de ligações à internet e promover a literacia digital.
Neste estudo é apontada a Iniciativa e.escolinha como uma das maiores iniciativas europeias neste âmbito, e como um exemplo de acesso contínuo à Internet em casa e na escola.
O estudo refere ainda que, o contacto com as TIC resulta num efeito social muito positivo, abrangendo não só os estudantes, como as suas familias, no que respeita ao acesso às novas tecnologias.
Para mais informações:
http://www.broadbandcommission.org/work/working-groups/education/BD_bbcomm-education_2013.pdf