Boa noite, Segunda-feira 08 Agosto 2016

Missão

Iniciativa e.escolinha

O Programa e.escola visa promover o acesso à Sociedade da Informação e fomentar a info-inclusão, através da disponibilização de computadores portáteis e ligações à internet de banda larga, em condições muito competitivas.

Para visualizar este site precisa do plug - in Flash 9.0.0
Para fazer o download do seu plug-in clique na imagem.

Get Adobe Flash player

O e-escolinha, mais uma iniciativa do Programa e.escola, é um novo desafio para Portugal. É um projecto inovador que tem como objectivo antecipar, para milhares de crianças, o acesso às tecnologias de informação.

 

O e-escolinha permite a aquisição de um computador portátil a todas as crianças do primeiro ciclo do ensino básico. Todas as crianças, do 1º ao 4º ano, cerca de 500 mil alunos, passam a ter acesso a um computador por ZERO, 20 ou 50 Euros, dependendo do seu escalão na acção social escolar, com ligação facultativa à banda larga.

 

São parceiros do e-escolinha os operadores OPTIMUS, TMN, VODAFONE e ZON, que garantem o fornecimento de equipamentos e serviços de comunicações.

 

O e-escolinha não fica por aqui: várias entidades, como os Governos Regionais, apoiam o acesso à Banda Larga em condições altamente vantajosas para os beneficiários.

 

A aquisição do computador é desencadeada pelos encarregados de educação, junto dos professores que monitorizam todo o processo.

O e-escolinha inclui também um conjunto de ferramentas destinadas à boa utilização deste novo recurso tecnológico. Inclui, neste momento, dois sistemas operativos, o Windows XP Pro e o Linux Caixa Mágica, que permitem aos utilizadores a escolha, sempre que ligam o computador, de duas experiências bem distintas.

 

Nos dois sistemas são sempre os encarregados de educação que comandam a utilização do computador. A segurança On-Line e um sistema de protecção de ficheiros estão também incluídos.

 

Com o e-escolinha, o computador traz um vasto conjunto de programas pedagógicos, como o Magic Desktop, considerado o melhor software para crianças pela União Europeia. O Magic Desktop dispõe de um controlo parental activo: os encarregados de educação configuram os programas a que os filhos podem ter acesso.

 

O computador, para além do Microsoft Office e Open Office, traz mais de trinta programas de aprendizagem: a Diciopédia (Dicionário, Atlas e Enciclopédia), programas para a aprendizagem de Inglês, Matemática, Letras, Vocabulário e Geografia. Outros programas estão incluídos como: “A descoberta do Ambiente” e “A cidade do faz caso”.

 

Com o e-escolinha os alunos e professores do 1º ao 4º ano ficam também com o “Colaboração escolar”, o programa que permite o trabalho em rede no estabelecimento de ensino, favorecendo a interacção. Para aproveitar todas as potencialidades deste software, os docentes do 1º ciclo já estão a receber formação adequada.

 

Está igualmente incluída a ferramenta “No work, no Play”, com o qual, só têm acesso aos jogos, os alunos que tiverem os trabalhos de casa em dia.

 

 

Com o e-escolinha vamos possibilitar a adesão dos alunos do 1º ao 4º ano. Com esta medida Portugal inova. Portugal é o primeiro país do mundo onde todos, todos os alunos têm acesso à aquisição de um computador e dos serviços de Internet em Banda Larga em condições muito vantajosas.

 

Todos os professores, todos os alunos de todos os níveis de ensino: do 1º ao 12º ano independentemente da sua condição social, podem ter agora, a preços ímpares, um computador portátil com ligação à Internet em Banda Larga.

 

Porque queremos Portugal ligado à Sociedade de Informação, onde exista uma verdadeira igualdade de oportunidades também no acesso aos equipamentos. Portugal, onde a educação das novas gerações acompanha a evolução tecnológica, onde a Sociedade de Informação e Conhecimento chega a todas as casas.

 

Estamos a construir uma mudança vital para o nosso futuro. Um futuro onde Alunos, Pais e Professores trabalham juntos, em rede. Com todas as ferramentas adequadas ao desenvolvimento das suas capacidades. Afinal, o Plano Tecnológico, o Programa e.escola. Projectos de Portugal, capacidades dos portugueses. Ao serviço do mundo.